Antes mesmo de modelos como a própria Dodge "Little Red Express", a Chevy SS 454 (prima "forte" distante das Silverado nacionais), da GMC Syclone ou da Ford F100 Lighnting, todas pouco conhecidas no Brasil, existiu uma "muscle truck" muito interessante, cuja base era uma Dodge D100: a Dodge "Dude" Sweptline Special.
A Dodge Dude vinha de fábrica com opções como o potente motor Mopar V8 383 ou bancos individuais. Externamente, o destaque era a decoração com faixas em toda a lateral, lembrando o padrão que foi usado nos primeiros Charger R/T nacionais, formando uma espécie de "C" na extremidade traseira.
As D10o Dude forma produzidas somente como modelo 1970 e 1971, e estima-se que algo entre 1.500 e 2.000 unidades apenas tenham deixado a linha de montagem.
Se você é fã dos Mopar e nunca havia ouvido falar das Dude, não se aborreça. Desconhecidas no Brasil e quase inexistentes hoje em dia nos EUA, as Dude são tão raras lá quanto as D100 são aqui.
O pacote Dude Spor Trim era muito mais um conjunto de aparência com um bom motor, sem grandes upgrades em termos de conforto ou engenharia. Seguiu a velha receita norte-americana de usar um veículo "normal" e colocar nele um motor grande.
A grande maioria das Dude foram produzidas em 1971, o que torna as 1970 ainda mais raras. Apesar do visual "jovem", as motorizações destas pickups variavam entre o "Slant 6", seis cilindros em linha de 225 pol3; o small-block V8 318 pol3 (igual aos nacionais, com um carburador mais decente) e, claro, o mais desejado de todos, V8 383 pol3.
Outras opções eram o condicionador de ar e os bancos separados, com console central, além das cores "berrantes", como Medium Burnt Orange, Sub-Lime Lime, Bright Yellow, Plum Crazy Purple, Bright Red e Bright Turquoise. As rodas combinavam com a cor das faixas da carroceria, preta ou branca.
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