segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

D100: NOVA GERAÇÃO

A foto acima é a capa de um raro catálogo produzido pela Chrysler do Brasil, talvez em meados da década de 1970. Em todos os anos de atividade antigomobilista, confesso que nunca vi uma versão como as apresentadas neste material, que para mim parecem ser as D100 produzidas na Argentina, mostradas como "nacionais".
.
Para começar,a grade frontal, similar às utlizadas nos modelos de 1970/1971 nos Estados Unidos, derradeiros anos da pickup antes de se tornarem Dodge Ram.
.
Sobre o capô, nesta versão Luxo, há repetidores dos piscas (setas), semelhantes aos usados nos Dodge Dart e Charger, mas não há indicação de que tivessem a função "fuel-pacer", espécie de "dedo-duro" que acendia a cada pisada mais forte no acelerador.Também foi incorporado o emblema da marca ao capô, este com sistema de abertura modificado, por conta do "fechamento" da grade com telas metálicas. O letreiro Dodge passa a ser o padrão da linha de automóveis, de pequenas dimensões.
.
Pela primeira vez, aparece a pintura em dois tons, diferenciada pela cor da capota, além de um friso contornando a guarnição de borracha do parabrisas, enqanto a caçamba passava a contar com uma proteção de madeira no assoalho.
.
No interior da cabine, nota-se que o banco tem acabamento superior, destacando a existência de duas "áreas de contato" no encosto, na tentativa de evidenciar o espaço definido para dois passageiros.
.
Clique na imagem para ampliá-la.
.

Nenhum comentário: