sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

MADE IN BRASIL, MADE IN USA - II

Comparando algumas espcificações técnicas da D100 brasileira e sua equivalente norte-americana, temos o seguinte:

Motorizações - a nacional teve apenas uma opção, V8 de 318 pol3, com 198 cv; nos EUA poderia poderia vir com motor 6 seis cilindros em linha de 140cv, V8 de 318 pol3 e 210 cv ou a interessante opção V8 de 383 pol3, com 258 cv.

Transmissão - no Brasil, caixa de três marchas com alavanca na coluna de direção, enquanto nos EUA, além de uma semelhante à nacional, o comprador poderia optar por uma manual de quatro marchas ou automática "Loadflite" de três velocidades.

Entreeixos - na D100 brasileira esta dimensão é de 2,9 m, a mesma da versão básica de lá, mas havia a opção com 3,25 m.

Direção - sem assistência no Brasil, hidráulica de série nas norte-americanas, desde que equipadas com V8.

Pneus - Inicialmente as D100 nacionais usaram 6.50/16; mais tarde teriam usado 8.25/15. Lá, os padrões eram 6.50/16 ou 8.15/15, sem câmara.

Tanque de combustível - 68 litros no Brasil, 65 litros lá.

A D100 da foto acima é -sem qualquer dúvida- a mais interessante das D100 produzidas, infelizmente só nos EUA. Trata-se da imagem oficial de lançamento do carro, constante no press-release em 1971. Clique sobre a foto para ampliá-la.
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